Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Projeto PretoBranco Residência Artística

A Residência

A presença do sal e do petróleo, na Região da Costa Branca modificou vertiginosamente a geografia do lugar, acentuando seus contrastes: rico/pobre, deserto/mar, ao mesmo tempo criando uma atmosfera híbrida de ambientes e paisagens. O fator econômico é uma determinante na criação de um perfil incomum e complexo, evidenciado pela presença da língua inglesa, o grande número de soropositivos, a prostituição, o reflexo da luz do sol nas pirâmides de sal, a luminosidade no trabalho provocando cegueira. A complexidade transparece na natureza: de um lado dunas, de outro sertão, do outro mar.

É nessa múltipla cadeia que se aplicará residência onde os artistas participantes farão intervenções poéticas, estéticas, arquitetônicas e sociais. Conectando o tempo do lugar com o tempo transitório e todas as questões de presença e impermanência.

Realizar uma residência artística onde o sertão encontra o mar, traz a possibilidade de recolocar a prática artística em questão, permitindo que, com o afastamento dos universos simbólicos das cidades e de seus conglomerados informacionais, novas experiências artísticas possam se constituir. A importância da vivência artística na forma de residência demarca uma das possíveis realidades da produção artística: a relação de colaboração e aprendizado coletivo entre artistas.

Elemento especial do projeto PRETOBRANCO - Residência Artística é a possibilidade de interação com a população e com a cultura local da comunidade e das cidades próximas. É interessante imaginar que as sensibilidades criativas surgirão de um sítio especial, novo como território a ser explorado e com o potencial de fazer nutrir novas relações para o sensível na atualidade.

0 comentários:

Postar um comentário